Jump to content

I Have Translated "os.wildfiregames.com" Page Into Portuguese (Portugal)


Recommended Posts

Hi all!

Here it is: my translation to Portuguese (from Portugal!) of the os.wildfiregames.com page!

If there is any problem, just say something!

O que é 0 A.D.?

0 A.D. é um jogo de Estratégia em Tempo Real (RTS), gratuito, multi-plataforma, 3D, baseado em eventos históricos, que está actualmente em desenvolvimento.

O que estão a fazer?

Estamos a mudar de um desenvolvimento fechado, para um de código aberto: disponibilizando o código como GPL e o conteúdo artístico disponível como CC-BY-SA, e encorajando contribuições externas. Temos trabalhado no 0 A.D. nos nossos tempos livres durante alguns anos, e agora queremos mostrar o que já alcançámos até agora e facilitar o envolvimento de mais pessoas.

0 A.D. é um projecto muito complexo e ambicioso. Muito trabalho foi feito, mas a maior parte está por fazer. Ainda não estamos a disponibilizar uma versão final do jogo - para isso terá de esperar algum tempo. Há muitas características em falta, muitos bugs e muitos aspectos por polir. Estamos a lançar o software em estado de desenvolvimento, pré-alpha, destinado a desenvolvedores que possam estar interessados, com esperança de partilhar recursos com uma comunidade que de outro modo seria excluída do processo de desenvolvimento.

Este é um passo experimental, e não sabemos o que irá funcionar melhor, por isso estamos a agir cuidadosamente e a tentar adaptarmo-nos com base na experiência. Este documento descreve os planos actuais; comentários são incentivados! Contactem-nos no nosso forum, ou no IRC em #0ad na QuakeNet.

Porque é que eu me devo importar?

Pensamos que há uma grande hipótese de conseguirmos fazer um jogo bastante bom, com algumas características únicas. Talvez queira ajudar a criar esse jogo.

Talvez queria ganhar experiência ao trabalhar num projecto com software complexo ou, particularmente, num jogo. Há muitas áreas por onde escolher: gráficos e áudio, IA e UI, manuseamento de ficheiros, programação de jogabilidade e de rede, e muitas outras. A estrutura básica está pronta, e parte é já bastante sólida, mas há muitos detalhes e outros componentes onde pode ajudar.

Talvez queria fazer com que o jogo corra melhor na sua plataforma. Talvez o queria usar para ensinar os seus alunos numa aula de programação de jogos. Se calhar tem outras razões.

Porque estão a fazer isto?

Nós temos trabalhado neste jogo de uma maneira ou outra, desde 2001. E já conseguimos muito desde essa altura, mas fazer este género de jogo é bastante difícil. Os membros da equipa original eram essencialmente estudantes, e seguiram com a sua vida, e já não podem dedicar muito tempo ao projecto. Atraír novos desenvolvedores é difícil e consome muito tempo - poucas pessoas têm o tempo e perícia para aprender como trabalhar com o código existente e como contribuir significativamente. Então, queremos baixar as barreiras de entrada, tornando mais fácil para todos verem o projecto, e verificar se realmente lhes interessa, com a esperança que alguém decida que sim.

Também temos algumas ideias, ferramentas e código que achamos que são bastante boas, e gostaríamos de partilhar. Devemos limpá-las e documentá-las para que sejam mais úteis para outras pessoas, mas disponibilizar o código é o primeiro passo. E, particularmente no caso de Linux, abrir o código simplifica uma quantidade de problemas em distribuir e depurar erros, tornando tudo mais fácil para nós e para os utilizadores.

Até agora, o acesso ao projecto foi limitado a membros "oficiais" do grupo, embora a ideia sempre tenha sido produzir um jogo não comercial, e a adesão sempre foi bastante aberta. O conceito de software aberto não era interessante à alguns anos, mas os tempos mudam, e agora parece um modo natural de desenvolver o nosso projecto.

Como é que o desenvolvimento vai ser organizado?

Ao abrir o projecto, temos de respeitar a comunidade e disponibilizar o máximo de informação, comunicação e suporte possível, para que todos possam beneficiar de participar no projecto (e de preferência, que possam contribuir e beneficiar o projecto, também!), em conjunto com o nosso desejo de completar o jogo com um nível de padrões bastante elevados, e com algumas restrições da nossa organização anterior.

No passado, todos os desenvolvedores faziam parte da equipa oficial: qualquer pessoa pode solicitar a entrada, teremos uma pequena entrevista no IRC para os conhecer, e se parecer que essa pessoa tem o tempo, energia e habilidades para contribuir, então torna-se um membro. Vamos manter o grupo cerne de programadores e manter os métodos de comunicação privados - não queremos arriscar destruir a equipa que já temos. Vamos manter os objectivos, e não queremos divergir muito deles - preferimos não adicionar (e ter de manter) características que não fazem parte dos objectivos. Vamos disponibilizar o conteúdo artístico e o código para duas das seis civilizações do jogo, mas manter o trabalho em progresso das outras civilizações até que estas estejam mais completas e prontas para uso.

Aparte dessas restrições, estamos a disponibilizar acesso ao servidor de controlo de código fonte (Subversion), à documentação e ao sistema de registo de problemas (Trac), e a mover as discussões técnicas para um fórum aberto. Qualquer pessoa pode fazer o download, compilar e correr a versão mais recente do jogo. O processo inicial para contribuição será bastante básico: Se tiver algumas alterações a propor, deverá criar um patch, e submetê-lo para nós, e depois da nossa revisão, daremos algumas sugestões de alteração, ou enviaremos para o SVN.

Licenciamento de contribuições é uma questão aberta. Se por um lado, aceitar código GPL deve garantir que aos contribuidores não iremos usar desonestamente o seu trabalho. Por outro lado, queremos manter as nossas opções em aberto, apenas aceitando código licenciado por BSD, talvez para produzir uma versão especial unida a um sistema proprietário de software anti-batota, para desencorajar o uso de hacks em mapas multi-jogador, que seriam elementares de criar a um jogo de código aberto, ou para unir a sistemas de distribuição digital proprietárias, para obter uma distribuição mais generalizada. A solução ideal não é clara, e por isso estaríamos interessados em discutir este assunto.

Como é o código?

Existem aproximadamente 150K linhas de código C++ para o motor do jogo, e outras 25K para ferramentas de edição. Programação de jogabilidade utiliza JavaScript. Nós compilamos com base em bibliotecas de nível baixo (OpenGL, OpenAL, ENet, ...), e não num motor de jogo existente (como, por exemplo, OGRE).

O código não está extremamente limpo, modular ou bem escrito. Foi escrito por muitos programadores, e está longe de ser um código "final". Queremos continuar a limpar algumas partes, no processo normal de desenvolvimento. Não somos contra reescrever subsistemas inteiros, se essa for a maneira mais efectiva de as tornar satisfatórias para os nossos requerimentos. Mas em muitas áreas é bastante sólido.

Que código reutilizável existe?

A maior parte do código é específico para o jogo, e não muito útil fora dele, mas algumas parte podem ser interessantes para desenvolvedores que estejam a trabalhar em outros projectos. Alguns exemplos:

* Biblioteca de baixo nível, que disponibiliza suporte para manuseamento de recursos (carregamento de ficheiros de arquivo, texturas e sombras Gl, ...), ferramentas de depuração (relatórios de rro, monitorização de memória, despejos de stacks), temporizadores, IO @#$%íncronos, alocadores, ...

* Conversor de modelos COLLADA com animação de esqueleto para um formato simples e game-friendly.

*Sistemas de cache binária de XML, para carregamento de recursos rapidamente.

*Ferramentas de compilação automáticas utilizando Amazon EC2.

*Código matemático aborrecido para matrizes, vectores, quaternions, etc.

Como é que se compara a outros jogos?

Estamos conscientes que existem muitos outros jogos RTS de código aberto. Glest atingiu o estado "estável" e é baseado num mundo medieval/fantasia, com jogabilidade e gráficos menos complexos, mas com oponentes com IA (que ainda não estão totalmente implementados no 0 A.D.). ORTS tem mais uma estrutura mais de pesquisa de IA do que de jogo. Spring é outro motor de RTS que parece ter sido desenhado para uma jogabilidade semelhante à do Total Annihilation. 0 A.D. está-se a esforçar para se diferenciar, para fornecer novas ideias de jogabilidade, gráficos detalhados, e um ambiente histórico correcto.

Como posso começar?

Veja o Guia de Como Começar para encontrar mais informação sobre o jogo, fóruns para discussões, instruções para compilar e correr o jogo, e ligações para outros detalhes.

And the right menu:

Conteúdo:

Acerca do 0 A.D.

Publicação O.S.

Porque me devo envolver?

Razões

Organização

Código

Reusabilidade

Comparações

Como começar

:ok:

Edited by Devil999
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 2 months later...

I'm sorry to have to resort to this technique, but if you don't put this translation on the os page, I'll have to kill this cat.

kill-that-copy-cat-campaign.jpg

Jokes aside, please, pretty please, put this page up. It's translated to Portuguese (from Portugal, different from the one already there, from Brazil).

Kitty thanks you!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...